Antes de responder essa pergunta você precisa definir que tipo de relacionamento a sua empresa terá com a contabilidade. Será apenas pagar impostos e manter a empresa regular ou terá um importante papel no auxílio às tomadas de decisões? Já há algum tempo, o papel do contador deixou de ser meramente fiscal e passou a abranger papeis mais gerenciais, assim, termos como contabilidade consultiva e estratégica foram surgindo.
A seguir faremos um breve resumo sobre os diferentes “tipos de contabilidade” que você pode escolher para a sua empresa.
Contabilidade Tradicional
Muito comum e amplamente utilizada em pequenas empresas, geralmente com poucos funcionários e faturamento relativamente baixo. A função do contador se resume basicamente ao cumprimento das obrigações fiscais, mantendo a empresa regular.
Apesar de não ter contido um papel gerencial, a contabilidade tradicional pode ser muito útil e não deve ser menosprezada, uma vez que por manter a empresa regular, o contador evita problemas com o Fisco, problemas esses que podem levar ao pagamento de multas, paralisações da atividade comercial e até baixa do CNPJ.
Contabilidade Consultiva
Enquanto a contabilidade tradicional é voltada ao cumprimento das obrigações fiscais, sendo assim uma ferramenta mais voltada aos usuários externos (o Fisco), a contabilidade consultiva é voltada também aos usuários internos (gestores, gerentes, administradores e diretores das empresas), auxiliando-os na tomada de decisão.
Aqui o contador possui as atribuições de consultor empresarial, auxiliando os usuários internos na tomada de decisões, através da criação de relatórios realizados a partir da análise dos resultados e indicadores financeiros que podem ser adotados de acordo com cada tipo de empresa.
Contabilidade Estratégica
É como ter um contador interno exclusivo, focado a atender às demandas dos usuários internos e externos. Os contadores aqui não se limitam à elaboração de relatórios financeiros, mas ajudam os usuários através do planejamento de negócio, criação de estratégias, adoção de medidas de governança corporativa etc.
A adoção da contabilidade estratégica é bem efetiva, principalmente quando implementada junto ao BPO Financeiro (Business Process Outsourcing, em português, Terceirização de Processo de Negócios). Assim o contador pode além de auxiliar os usuários internos na tomada de decisão, pode também criar estratégias que podem ser implementadas pelos gestores das empresas.
A Contabilidade Estratégica não exclui a imagem do gestor, pelo contrário, o auxilia na tomada de decisão com informações mais completas acerca das atividades financeiras-fiscais da empresa, assim enquanto o contador fica com o operacional os gestores podem utilizar seu tempo no que realmente importa, gerenciar.
Precisando de um contador para sua empresa, consulte nossos planos ou entre em contato, a Goal tem as soluções que sua empresa precisa!
Eduardo Melo
Contador e sócio da Goal Assessoria.
Comments