top of page

Governança Corporativa e Programa de Compliance

Você tem uma empresa e um dos seus principais interesses é que ela seja lucrativa, organizada, preste um bom atendimento ao cliente e cresça. Mas então, você se depara com seus funcionários e os interesses deles são diferentes do seu, e não apenas os seus funcionários, mas o governo, desejando cobrar impostos, fornecedores e bancos desejando saber sobre a solidez financeira da sua empresa, entre outras infinidades de stakeholders (grupos de interesse) que possuem interesses muitas vezes divergentes.


Na intenção de reduzir os conflitos de interesses entre os empresários e os diversos stakeholders, as empresas criam diretrizes que guiam e ditam os procedimentos que serão adotados pela empresa e seus funcionários na gestão, execução, fiscalização e monitoramento de suas atividades. A esse conjunto de práticas chamamos de Governança Corporativa.


As práticas devem ser recomendações objetivas, alinhadas aos princípios básicos como transparência, equidade, prestação de contas, responsabilidade corporativa entre outros, geralmente recomendados por instituições como o Instituo Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).


Mas de nada adianta ter um bom conjunto de normas e diretrizes se eles não são devidamente executados. Aí que surge o programa de compliance, adotando medidas para o cumprimento e adequação as práticas de governança corporativa implementadas pela empresa. Os programas de compliance são uma tendência, visto que as empresas cada vez mais se preocupam com os impactos de suas ações, corrigindo-os quando necessário.


O programa de compliance depende da criação de códigos de condutas e procedimentos, treinamento de funcionários, avaliações e gerenciamentos de riscos, criação de canais de denúncia, monitoramento contínuo e aplicações de medidas disciplinares.


Em linhas gerais, enquanto a governança corporativa visa garantir a segurança dos procedimentos operacionais, o programa de compliance vai além, buscando garantir o devido cumprimento dos seus processos para a sociedade. Tanto as políticas de governança quanto de compliance podem e devem ser adotadas em empresas de todo tipo e tamanho, adequando-se à sua realidade.


Benefícios trazidos

  • Cuidado e valorização com a imagem das empresas e colaboradores

  • Prevenção em operações envolvendo lavagem de dinheiro

  • Padronização das atividades seguindo normas, leis e regulamentos internos e externos

  • Prevenção de multas

  • Controle


Quer saber mais? Entra em contato e descubra o que podemos fazer para melhorar os processos da sua empresa!


Eduardo Melo

Contador e sócio da Goal Assessoria.



Fontes:


https://www.ibgc.org.br/conhecimento/governanca-corporativa#:~:text=Governan%C3%A7a%20corporativa%20%C3%A9%20o%20sistema,controle%20e%20demais%20partes%20interessadas.


CRISÓSTOMO, V. L.; GIRÃO, A. M. C. Análise do compliance das empresas brasileiras às boas práticas de governança corporativa. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, v. 11, n. 2, p. 40-64, 3 jul. 2019.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page